sexta-feira, 3 de junho de 2011

FICHAMENTO DO ARTIGO 1


Fichamento do artigo
Desnutrição energético-protéica e cárie dentária na primeira infância

Autores:
Dijane pereira costa
Ana Catarina de Miranda mota
Glaucenira de barros bruno
Maria Eneide leitão de Almeida
Cristiane Sá Roriz fonteles

Este estudo tem por objetivo investigar a relação existente entre a desnutrição energética-proteica e a carie dentaria precoce na primeira infância. Trata-se de uma comunicação, para qual foi realizada uma revisão da literatura, a partir de analise documental de produção bibliográfica, baseada em levantamento de periódicos e consultas a livros. Verificou-se que a carie precoce na infância é altamente prevalente nas comunidades de baixa renda, nas quais a desnutrição é um fator comum e de grande relevância.os estudos sugerem que a DEP durante a odontogênese gera atraso na cronologia de erupção e defeitos estruturais no esmalte(hiposlosia), alem de poder afetar as glândulas salivares, aumentando o risco de ocorrência da doença carie.
Para a realização do metabolismo nos seres vivos saudades há necessidades de nutrientes e de energia que estão disponíveis nos alimentos ,entre os quais aqueles que são possíveis de reações catabolicas com posterior geração de energia, como as proteínas, os carboidratos e os lipíde
A nutrição esta relacionada ao equilíbrio entre a alimentação e o gasto fisiológico de energia e nutrientes de todos as células do corpo, inclusive as responsáveis pela formação do tecido dentário, da saliva e do epitélio oral. Distúrbios nutricionais. principalmente relacionados á síntese protéica ou á mineralização,podem culminar em alterações estruturais dos tecidos dentários. quando as protéicas deixam de desempenhar seus papeis estruturais e enzimática ,instala-se um estado de desequilíbrio metabólico, e quando mais tempo durar esse desequilíbrio metabólico, e quando mais tempo durar esse desequilíbrio maiores os danos para a individuo que poderá apresentar quadros de animais, hipovitaminoses e DEP, sendo este ultimo um dos principais problema de saúde publica brasileira, especialmente em áreas mais pobres
A desnutrição energetico-proteica(DEP) ocorre quando existe deficiência no consumo de proteína e energia com relação as necessidades do corpo. A prevalência da desnutrição na população infantil brasileira  brasileira menor de 5 anos, aferida. foi  de 7% em 2006, consumo alimentar inadequado e infecções de repetição.
Relacionam-se com a DEP. A desnutrição energetico-proteica  em seus diferentes estágios, desde as formas mais livres, capazes de expressar déficits discreto do crescimento ou pequena perdas de peso ate as manifestações mais graves, como o kwashiorkor (desnutrição edematosa) e a marasmo, constitui-se uma das mais difundidas doenças corenciais, e um dos maiores problema de saúde coletiva em países em desenvolvimento. O kwashiorkor e o marasmo se manifestam clinicamente de forma distintas. As principais característica do kwashiorkor são o retardo do crescimento, perda de gordura subcutânea e muscular, menos intensa que no marasmo, edema depreciável que se localiza, principalmente, nas pernas, mas que pode  atingir todo o corpo, bem como alterações mentais e de humor. Tanto a couto cabeludo, como o tecido cutâneo, podem estar afetados. Sintomas como anorexia, diarréia, infecções e deficiências, são também freqüentemente encontrados. Um significante grau de perda de peso e a presença de edema são os aspectos essenciais para o diagnostico de kwashiorkor, a baixo peso ao nascer.
A odntogenise(formação dental) na dentição humana começa no período intra-uterina e a formação do esmalte a melogenise  ocorre em três partes distinta:deposição da matriz do esmalte, calcificação e maturação, sendo que a época da agressão esta determinada pela localização do defeito na coroa dental uma vez que o processo de esfoliação e ou erupção segue cronologia bem definida.
A hipoplásia de esmalte pode ser definida como um defeito que envolve a superfície do esmalte, associado a uma redução em sua espessura, com a presença ou sulcos ou depressões. Em contrapartida, a sociedade (ou hipocalsificaçao) é definida um defeito qualitativo, identificado visualmente como uma anormalidade na translucides do esmalte, com áreas branco apacas, amarelados  ou acastanhados, sem perda de continuidade da superfície afetada.
 A saliva é o principal fator do hospedeiro capaz de fornecer proteção as estruturas dentarias, impedindo o desenvolvimento da doença carie. Dentre as muitas propriedades inerentes ao fluido salivar encontram-se  um sistema tampão com a capacidade neutraliza Dora dos ácidos, funções remineralizadoras, e de retardo da desminerilaçao do esmalte, antimicrobianos, e a película dental, conferido proteção contra agressões químicas e físicas, a hipofunção das glândulas salivares pode ser definida pela redução do fluxo salivar, o que predispõe a uma maior prevalência de carie dentaria.
Poucos estudos tem mostrados associação entre desnutrição e carie dentaria, crianças com hipoplasia de esmalte lincar (HEL) tinham maior experiência de carie nos dentes posteriores do que as crianças que não tinham HEL, sugerindo um sinergismo entre desnutrição e infecção, podendo predispor ao aparecimento HEL.
A desnutrição crônica na infância em fase de crescimento, aumentaria a potencia cariogenico oriundo dos carboidratos fermentados, a deficiência nutricional tem um importante impacto no desenvolvimento dentário e suscetibilidade a carie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário