Fichamento do artigo
Cárie, gengivite e higiene bucal em pré-escolares
Autores:
Ana Flávia Granville Garcia
Jainara Maria soares Ferreira
Amanda Maria Ferreira Barbosa
Ítala vieira
Maria Juliana Siqueira
Valdenice aparecida de Menezes
A carie dentaria possui natureza multifatorial, relacionada a um desequilíbrio entre a estrutura dentaria e o meio bucal. Atualmente, são acrescidos a estes, fatores sociais e comportamentais do individuo. O inicio e progressão da doença periodontal possuem como fatores etiológicos o acumulo do biofilme, a sistema imunológico do paciente, a morfologia do tecido gengival, a presença dos diferentes tipos de maloclusao e os fatores relacionados com a erupção dentaria. A gengivite e a carie dentaria tem no biofilme dental, um importante componente etiológico comum. A higiene bucal adequada com a desorganização constante e eficaz deste biofilme é necessária para prevenção desta patologia bucais que são freqüentes em pré-escolares, este estudos visa observa a prevalência de gengivite e carie dentaria e sua relação com os hábitos de higiene bucal em pré-escolares da rede publica do município de caruaru(PE), no sentido de colaborar para o planejamento publicas de saúde.
A determinação da gengivite foi realizada por meio de exames visual, no qual foram verificados alterações de cor e forma da gengiva. Os dados relativos a higiene bucal da criança foram obtidos por meio de observação direta extensiva. Com relação aos hábitos de higiene bucal das crianças, pode-se observar que houve associação de variáveis com a presença da carie dentaria. A presença da gengivite nos pré-escolares, não foi associada aos hábitos de higiene bucal, embora a associação entre presença de biofilme dental e hábitos inadequados de higiene bucal, biofilme dental e gengivite e entre condições periodon-tais e educação em saúde bucal, já foi evidencia em pré-escolares. A implementação de programas de atenção precoce é uma alternativa viável, já que seus resultados positivos em relação a redução da carie dentaria vem sendo claramente demonstradas na literatura. O papel desempenhado na pré-escolar foi importante para a ocorrência de carie dentaria exigindo este aspecto maiores investigações, pois não ficou claro se a influencia foi devido as atividades relacionadas a educação em saúde bucal, ou se o ambiente escolar e a socialização levaram as crianças a terem comportamentos mais favoráveis em relação a saúde bucal.
Foi observada prevalência elevada de carie dentaria na população estudada, havendo associação desta doença com a faixa etária, orientação previa freqüência e inicio da higiene bucal. Existiu baixa prevalência de gengivite, não havendo associação significante desta variável e orientação previa, freqüência e inicio da higiene bucal. Existe a necessidade de realização de políticas de saúde que visem a redução desta problemática, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida da população infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário