Fichamento do artigo
Influencia do fator assiduidade a consulta odontológica na prevalência de cárie dentaria em indivíduos atendentes no bebê clinica da prefeitura do município de Jacareí, SP, Brasil.
Autores:
Letícia Vargas Freide Martins Lemos
Denise Libónio Barbosa
Carolina Jundica Ramos
Silvio Issáo Myaki
A carie dentaria é uma doença que afeta as estruturas mineralizadas dos dentes, tendo desenvolvimento continuo e que progredir ate que haja a desnutrição coronária. É determinada pela interação da tríade fatorial composta pelo hospedeiro susceptível, a microbiota e a dieta, associados ao fator tempo. É possível intervir no processo carioso antes que as lesões apareçam ou mesmo quando elas estiveram presentes, permitindo a paralisação e reversão do quatro em sua fase inicial de manifestação. Desde modo, a prevenção executava em odontologia para bebes, deve ter como objetivo, não só evitar a instalação da doença carie, mas também disponibilizar manobras que precisam ser realizadas para evitar conseqüências danosas desta doença. Entretanto, ainda que todas as medidas preventivas sejam adotadas como rotina na clinica, a carie dentaria que ocorre precocemente ainda é um problema relativamente comum na infância. Segundo o levantamento epidemiológico realizado pelo ministério da saúde quase 27% das crianças com idade variando entre 18 a 36 meses da idade já possui pelo menos um dente decíduo cariado, sendo que a proporção chega a quase 60% em crianças com 5 anos de idade. Buscando um diminuição nos índices de carie na primeira infância e os conseqüentes danos por ela causados, foi criados em 1995, na prefeitura municipal de Jacareí, um programa de odontologia destinado ao atendimento de bebes, programa este denominado de bebe clinica. A bebe clinica executa um trabalho enfocando a programação de saúde. É dada uma tolerância de ate 18 meses de idade época de erupção do 1° molar decíduo para ingresso ao programa de prevenção. É centrado, principalmente, na educação do núcleo familiar, para realização de manobras preventivas na âmbito domestico, tais como higiene bucal, o controle da amamentação ao dormir após os seis meses e o consumo racional da sacarose. Como o intuito de orientar a população a procurar assistência odontológica no primeiro ano de vida, procura-se educar os pais e a família, por meio de palestra e consulta individuais, para motivá-los em relação a adoção de medidas preventivas e a realização de tratamento preventivo clinico e caseiro. Um grande obstáculo para o sucesso da odontologia para bebes, alem da necessidades da conquista da própria família e do bebe, é a adesão deles ao programa. A assiduidade as consulta é um fator fundamental para a melhora nos níveis de saúde bucal das crianças pois são realizadas a profilaxia clinica e a aplicação tópica de flúor, de acordo com a necessidade de cada paciente. A avaliada no presente estudo é que existe uma associação direta entre assiduidade ao programa e baixos índice de carie dentaria. O objetivo de presente estudo foi de avaliar o fator assiduidade é consulta odontológica no atendimento da bebes, realizando uma comparação na prevalência de carie entres bebes e ao programa.
O estudo foi realizado em uma unidade de saúde do sistema municipal de saúde do município de Jacareí/SP, na qual se encontra instalada a bebe clinica, serviço de referencia para o atendimento odontológico a criança de 0 a 48 meses de idade. Participando do estudo um grupo de 100 crianças com faixa etária entre 0 a 48 meses,sem distinção de gênero ou raça e com estado de saúde aparentemente normal, que freqüentaram a bebe clinica no período de setembro a outubro do ano de 2006. Elas foram divididas em dois grupos: o primeiro grupo (G1), composto por 50 criança, denominado ou seja, sem nenhuma falta nas rechamadas, grupo controle; o segundo grupo(G2), também composta por 50 crianças, ou seja, pelo menos uma falta não justificada, essas crianças foram atendidas, recebendo como em todas as consultas, orientação de higienização bucal e educação quando aos hábitos alimentares, limpeza profissional com pasta de pedra-pomes e água com o auxilio de taça d borracha montada em baixa rotação e aplicação tópica de gel fluoreto de sódio a 2%.
A anamnese e o exame clinico foram realizados por um único profissional, com o intuito de não ocorrer variação individual na recepção e analise dos dados. O avaliador realizou dois exames clinico em dez crianças com a finalidade de verificar a variação intra-examinador. Nos dois exames,obteve casos( positivos e negativos) concordantes em 98 dos 100 casos avaliados. Após a realização da anamnese, foi feito o exame clinico, bob luz artificial de um refletor, sendo aplicado o método táctil e visual, com o uso de sondas exploradoras de ponta rompa e espelhos clinica esterilizados. Os resultado foram lançados em uma ficha clinica, especifica para a pesquisa. A criança ate 24 meses de idade foram avaliados nas macris. Já nas crianças de faixa etária entre 24 e 48 meses foram examinados na própria cadeia odontológica. Utilizou-se o índice CEO-d modificado incluindo-se lesões incipientes. Os dados obtidos foram primeiramente relacionados quando a presença ou não de carie e, posteriormente associados com assiduidade as consulta odontológica. Que estimou a associação entre a prevalência de carie e a assiduidade as consultas odontológicas, com nível de significância de 5%.
Após cerca de 20 anos de pesquisa em odontologia para bebes, a realidade releva que muitas crianças ainda exibem lesões de carie dentaria. Vários fatores contribuem para o fator de carie dentaria ser a patologia bucal, pode-se citar os hábitos de dieta nível socioeconômico, nível cultural das família. Realização de higiene supervisionada em casa, acesso as informações de saúde, acesso ao tratamento e educação odontológica, dentre outros que são constantemente citados, outro fator, pouco discutido, também pode ser relacionada, a assiduidade as consultas odontológicas. A assiduidade dos pacientes as consultas odontológicas, em indivíduos inseridos na bebe clinica da prefeitura do município de Jacareí/SP, interferiu positivamente no nível de saúde bucal dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário